Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quinta-feira, 5 de março de 2009

Tecumseh: líder Shawnee ou Freemason?

Estima-se que Tecumseh, o famoso Chefe Shawnee, viveu entre 1768 e 1813.

Tecumseh foi respeitado, também, pelo “homem branco”, pois trata-se de um líder que não se furtou de conduzir seus guerreiros ao encontro das tropas americanas. Sua obstinação em fortalecer os nativos foi fundamental para que ele criasse uma confederação com todas as tribos do Oeste e do Sul da América do Norte para garantir que o “Ohio River Valley” se tornasse um limite permanente da “invasão branca” aos territórios indígenas.

Em 1812, foi agraciado como um general de brigada pelos Ingleses, como uma homenagem pelo seu caráter e respeito aos seres humanos. Tecumseh teve sucesso em persuadir sua tribo a interromper a prática de torturar prisioneiros.

Conta-se que, na batalha do forte Meigs, Tecumseh preservou os prisioneiros americanos de um massacre iminente. Os Maçons Livres contam em seus registros que o Grão Mestre de uma Potência Maçônica, na Virgínia, Robert G. Scott, escreveu em 1845 que Tecumseh - depois que sua vitória sobre um destacamento da ligação do noroeste do exército liderado pelo general Winchester - reconheceu o grito de um “Freemason” entre os prisioneiros americanos. Mesmo sem que exista qualquer registro de iniciação daquele líder Shawnee nos mistérios da Maçonaria Universal, Tecumseh teria agido como um verdadeiro Maçom Livre, poupando todos os prisioneiros de uma chacina pelos guerreiros shawnee.

É creditada à Tecumseh a seguinte mensagem:

“Onde estão hoje os pequot? Onde estão os nagarransett, os moicanos, os pokanoket e muitas outras tribos outrora poderosas de nosso povo? Desapareceram diante da avareza e da opressão do Homem Branco, como a neve diante de um sol de verão. Vamos nos deixar destruir, por nossa vez, sem luta, renunciar a nossas casas, a nossa terra dada pelo Grande Espírito, aos túmulos de nossos mortos e a tudo o que nos é caro e sagrado? Sei que vão gritar comigo: “Nunca! Nunca!”

Um comentário:

Anônimos da Poesia e da Arte disse...

Parabenizo o Autor do trabalho, por que não dizer: o Blogger. É raro encontrarmos menções ou elogios aos antepassados e especialmente quando de tantos, há referências a um só.
Para mim, valeu a pena... Sei que nada possa acrescentar a não ser; parabenizar a iniciativa deste resguardo, que poucos da humanidade conhecem. Um grande abraço dos: "Anônimos da Poesia e da Arte".