Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


sábado, 15 de novembro de 2008

MEIA AMAZÔNIA NÃO!

"Só quando a última árvore for colocada abaixo, só quando o último rio for envenenado, só quando o último peixe for capturado, só então vocês compreenderão que o dinheiro não presta para se comer".

(Profecia do povo Cree - Povo oriundo da América do Norte que habitava desde as Montanhas Rochosas até o Oceano Atlântico, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. Hoje constitui o maior grupo indígena do Canadá, com uma população superior a 200 mil membros. A língua cree era a mais falada na América do Norte, sendo que nos dias de hoje nem todos os cree a falam fluentemente)


Texto divulgado no site http://www.meiamazonianao.org.br , de responsabilidade do GREENPEACE:



"Passou no Senado e tramita agora na Câmara dos Deputados um projeto de lei que, se aprovado, será um golpe mortal para as florestas brasileiras e, em especial, a floresta amazônica. Originalmente de autoria do senador Flexa Ribeiro 9PSDB-PA), e modificado pela comissão de agricultura do congresso, o PL 6424/2005 autoriza a derrubada de até 50% da vegetação nativa em propriedades privadas na Amazônia. De quebra, legaliza praticamente todos os desmatamentos que, nos últimos 40 anos, derruparam certa de 700 mil quilômetros quadrados da área original da floresta - o equivalente a quase três estados de São Paulo. O projeto também desobriga os responsáveis pelos desmatamentos de recuperarem o que derrubaram, permitindo que um desmatamento realizado no Pará, por exemplo, seja compensado com o plantio de árvores no Rio de Janeiro. Em resumo, o projeto condena vastas regiões do Brasil a serem livres de floresta, o que o levou a ficar conhecido como 'Projeto Floresta Zero'."

Caros leitores do Blog Povoameríndio:

Esse canal de divulgação sobre a cultura ameríndia não poderia se omitir diante de tal aberração. Sabe-se que muito mais do que interesses econômicos, o problema passa pela própria existência da fauna e flora, pelo equilíbrio natural do sistema, pela agressão à natureza que em qualquer instância inclui a nós, seres humanos, e o legado que deixaremos para nossos descententes.

Quem se interessa pelo porquê da aniquilação da cultura ameríndia deve ser fiel aos seus princípios e valores e lembrar que a natureza não passará incólume a tal agressão.

Lemos no discurso feito pelo Chefe Seattle ao Presidente Franklin Pierce em 1854, nos Estados Unidos da América:

"Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um lote de terra é igual a outro, porque ele é um forasteiro que chega na calada da noite e tira da terra tudo o que necessita. A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e depois de a conquistar, ele vai embora, deixa para trás os túmulos de seus antepassados, e nem se importa. Arrebata a terra das mãos de seus filhos e não se importa. Ficam esquecidos a sepultura de seu pai e o direito de seus filhos à herança. Ele trata sua mãe - a terra - e seu irmão - o céu - como coisas que podem ser compradas, saqueadas, vendidas como ovelha ou miçanga cintilante. Sua voracidade arruinará a terra, deixando para trás apenas um deserto."

Depois disso nos emocionamos e lamentamos o que fizeram nossos antepassados.

Agora é hora de nos revelarmos como CONTRA A EXTINÇÃO DA NATUREZA AMAZÔNICA. MEIA AMAZÔNIA NÃO!

Os interessados podem acessar ao website http://www.meiamazonianao.org.br, cadastrar seus e-mails, convidar amigos, montar rede, enfim, divulgar como for possível. Recomendamos que o façam.

O importante é que cada adesão pode ser o diferencial para conseguirmos abolir a possibilidade de sujarmos ainda mais a passagem do homem na história desse planeta.

"Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Proteje-a como nós a protegíamos. "Nunca esqueças de como era esta terra quando dela tomaste posse": E com toda a tua força o teu poder e todo o teu coração - conserva-a para teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. De uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus, esta terra é por ele amada. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum."

(Duwamish - Seattle Chief)

2 comentários:

Fla Barbieri disse...

Meu querido Cae,
olá !
;)

Foi com muito alegria que vi você abraçando esta causa. Não me surpreende, sabendo da sua sensatez e consciência como ser humano.
Seu blog é rico de histórias e experiências... e espero que seja cada vez mais sucesso e motivo de reflexão para estes "homens brancos" que decepcionam o planeta, seus xamãs e seus DEUSES...

Paz e bem, meu querido !


;)
*Smuaks*
Fla.

Wallace disse...

Links de outros blogs sobre meio ambiente e conscientização:

http://sanguedbarata.blogspot.com/2008/10/estria-das-coisas.html

http://sanguedbarata.blogspot.com/2008/11/caixinha-de-boas-idias.html

http://dissipandooestress.blogspot.com/2008/12/youth-aids.html