Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cabral X Índios - novamente o domínio do poder


Após o anúncio do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), de que a compra do antigo Museu do Índio foi concluída e que será agora demolido para dar "mobilidade" ao fluxo de veículos e transeuntes em volta do estádio, cabe ao Blog Povo Ameríndio firmar uma posição a respeito.

É evidente que muitos comemoram o anúncio da demolição de um prédio que está abandonado e "enfeiando" uma área totalmente reformada e modernizada, nos moldes exigidos pela Fifa.  Mas, embora o governador tenha anunciado sua argumentação com base no parecer da Fifa (o que já é ultrajante), o defensor público André Ordarcgy esteve no local conversando com os moradores e avaliando as caraterísticas do prédio (vide: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2012/10/19/governador-do-rj-anuncia-demolicao-do-museu-do-indio-para-reformar-maracana.htm ). A reportagem do Uol apurou que, pelo procurador público, "o antigo museu tem valor cultural, histório e arquitetônico ... por isso não pode ser demoludo"; disse, também, que "conta com pareceres do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) que garantem que o prédio não atrapalha a circulação de pessoas no entorno do Maracanã... conta, também, com uma carta assinada pelo diretor do escritório da Fifa no Brasil, Fulvio Danilas, informando que a enteidade não exige a derrubada do prédio - pelo contrário, incentiva a sua preservação."

Isso posto, com ou sem ação pública, com ou sem a resistência prometida por Carlos Tukano, um dos líderes dos moradores da área, veremos se o governador e as empreiteiras que lucram com obras e licitações mal explicadas serão sensíveis à história do país. Alguém sugere algo?


Foto: Sergio Moraes/Reuters

Nenhum comentário: