Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Filme "Home" pergunta: o que você pode fazer para salvar a nossa Mãe-Terra?

O Filme


Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, dirigido pelo francês Yann Arthus-Bertrand e produzido por Luc Besson, estreou em 5 de junho de 2009, simultaneamente em 126 países em telas ao ar livre, cinemas, internet, televisão e em DVD. Dia 5 de junho é a comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente.

Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos. Os produtores optaram por abrir mão dos direitos autorais em todos os formatos, desde a sala de cinema aos canais abertos na internet.

Mais de uma centena de emissoras de TV em todo o mundo já transmitiram o filme, entre elas quais o canal árabe Al-Jazira. Só na França, duzentas salas de cinema passaram o filme em uma sessão única, seguida em alguns casos de debates com profissionais ligados à ecologia.

A Produção


Home levou dois anos sendo filmado em 54 países e mais de 500 horas de material bruto, para criar um documentário de uma hora e meia que intencionalmente não responde ao problema ambiental, mas mostra a situação do planeta para que cada indivíduo pense em uma solução.

O diretor do filme, o fotógrafo Yann Arthus-Bertrand, disse que seu objetivo era "convencer" os cidadãos da necessidade e da possibilidade de atuar, para evitar que o homem termine destruindo a vida no planeta.

Inspirado no documentário Uma Verdade Incoveniente, do ex-candidato presidencial dos EUA, Al Gore, os últimos quinze minutos de filme sugerem algumas pistas, nunca soluções pré-fabricadas, porque cada pessoa deve encontrar sua forma de atuar e terá "6 bilhões de maneiras" para fazê-lo, explicou o diretor.

Para o artista de 63 anos, aí está a importância de que o filme seja gratuito, para garantir que "seja visto pelo maior número de pessoas no mundo", apontou.

Home foi filmado inteiramente do ar, do alto de helicópteros, de aviões, torres, como A Terra Vista do Céu (1994) o filme anterior do fotógrago, em que, com o patrocínio da Unesco, realizou um "inventário" das mais belas paisagens do planeta.

Arthus-Bertrand explica na página oficial de Home na internet que deseja ressaltar "não são os 50% das florestas que já desapareceram, mas os 50% que restam", pois hoje "o importante é que somos 6 bilhões de inteligências" com capacidade de ação para mudar as coisas

Fonte: Estadao.com.br

Opinião do Blog Povo Ameríndio


Estamos honrados por poder divulgar o trailer desse belíssimo filme, que tão alinhado está com tudo que o Povo Ameríndio reclamou e ainda reclama. Em nossa opinião, todos deveríamos rever esse filme mensalmente, fazendo um balanço sobre como efetivamente trabalhamos naquele mês para fazer diferença na vida do planeta, a nossa Mãe-Terra.

Nenhum comentário: