Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


domingo, 14 de junho de 2009

Comunicado Yanomami à FUNAI - Assunto: Invasão de Garimpeiros


Hutukara Associação Yanomami - HAY
Rua Capitão Bessa, 143 – B. São Pedro - CEP 69.306-620
Boa Vista – Roraima - Fone/Fax: 95 3224-6767
CNPJ nº. 07.615.695/0001-65
E-mail: hutukara@yahoo.com.br


Missão Catrimani, 27 de maio de 2009.

PARA: Sr. Márcio Meira, Presidente da FUNAI.

C/C:
Ministro da Justiça, Sr.Tarso Genro,
Polícia Federal (nacional), Sr. Luiz Fernando Corrêa
Polícia Federal em Roraima, Sr. José Maria Fonseca
Ministério Público Federal em Roraima
Ministério Público Estadual de Roraima
Funai/RR, Sr. Gonçalo Teixeira

Nós, povo Yanomami, comunicamos novamente a Vsa. sobre a invasão dos garimpeiros na
nossa terra. Já fazem mais de nove anos que os garimpeiros estão invadindo, estragando e poluindo os rios. Trazendo doenças como a malária e a gripe, além de ameaçar a vida do nosso povo com violência. O governo brasileiro precisa tomar providência urgente, o numero de garimpeiros tem aumentado a cada dia.

Nós Yanomami estamos preocupados sabendo que as doenças estão invadindo as
comunidades. Não queremos mais morrer por causa do garimpo, que é uma atividade ilegal. A invasão está acontecendo nas regiões: Papiu, Alto Catrimani, Kayanau, Parafuri, Waikas, Ericó, Uraricoera, Apiaú, Homoxi e Serra da Estrutura.

Este ano a invasão de garimpeiros aumentou muito, no inicio do ano já ocorreu a morte de uma liderança Ye’kuana, da região de Waikas. Vários aviões têm sido vistos na nossa terra pelos Yanomami como mostra o relatório do professor Ricardo Porari Yanomami, morador da região Catrimani I, que anotou os vôos que pousaram na Pista do Hélio entre os meses de fevereiro a abril. (relatório em anexo). Além destes vôos, a Hutukara recebe relatos diários de vôos em outras regiões para as pistas clandestinas de garimpo. Também relatam a presença de balsas de garimpo nos rios Catrimani e Couto de Magalhães.

Em Boa Vista, aumentou o numero de comércios que vendem material para garimpo, e
também as casas de compra de ouro e diamantes. O ouro voltou a ser moeda nas lojas do centro da cidade de Boa Vista. Estamos vendo novamente o que aconteceu em 1986, na época da primeira grande invasão garimpeira na Terra Yanomami. Os garimpeiros estão chegando, trazendo equipamentos, armas de fogo e reativando as pistas de garimpo.

A Policia Federal já anunciou diversas vezes nos jornais que realizaria operações de retirada dos garimpeiros, mas isto nunca mais aconteceu. Eles só conseguiram apreender poucos equipamentos, provavelmente equipamentos velhos que não são mais utilizados pelos garimpeiros.

De vez em quando garimpeiros são retirados pela FUNAI, porém nenhum garimpeiro foi
preso e eles sempre voltam para a terra Yanomami, para garimpar. É comum na época das chuvas os garimpeiros aparecerem nos postos da FUNAI e se entregarem. Eles ganham uma “carona” para voltar para casa e no verão voltam para os garimpos ilegais.

Nós sabemos que não adianta somente retirar os garimpeiros. Precisamos que eles não
voltem mais a garimpar na terra Yanomami. Precisa ser feito o controle da entrada dos garimpeiros, a prisão dos garimpeiros e dos equipamentos, mas principalmente dos empresários do garimpo, que contratam os garimpeiros e financiam esta atividade.

Exigimos que estas ações sejam realizadas urgentemente, pois estamos sofrendo muito.
Como exemplo do monitoramento dos yanomami a respeito do garimpo na terra Yanomami,
segue abaixo relato de parte da movimentação de vôos de garimpeiros na região Catrimani 1, durante o período de 16 de fevereiro a 15 de abril de 2009.

______________________________________
Davi Kopenawa Yanomami
Presidente da HAY

Um comentário:

Júlia disse...

Uma pena nenhum comentário até agora, e um absurdo essa situação. NOSSOS ÍNDIOS, há 500 anos sendo dizimados, perseguidos, humilhados. governo e funai tem que tomar uma atitude. URGENTE!!!