Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A MEDICINA ÍNDIA DO GRUPO BAMBU

Momentos de stress ou de ansiedade são o que há de mais comum dentro do que nos proporcionam os grandes centros. Uns sentem-se agredidos por isso, mas outros afirmam que "precisam" dessa "adrenalina" para viver e sentir-se feliz.

Em qualquer dos casos, nada melhor do que dar ao organismo e, principalmente, à mente e ao espírito, instantes de prazer, de descanso revigorante - mesmo que sejam curtos momentos. É por isso que alqueles que já foram surpreendidos nos grandes centros pela doce melodia, ritmo pulsante e agradável - ou, ainda, pela harmonia com que rapidamente as músicas indígenas nos trazem à alma - afirmam que os índios que as apresentam são tão especiais.

Poderíamos falar de vários grupos de músicos indígenas que percorrem toda a américa, tornando perene a sua cultura. Mas, dessa vez, estamos falando o GRUPO BAMBU - que vem fazendo muito sucesso na trilha alternativa das ruas e da Internet.


Grupo Bambu apresentando-se no centro da cidade do Rio de Janeiro


Meus amigos índios, Luís Barrientos Ontón (o WAYRACHAKI), Vhictor Abel Rodriguez e Elar Gutierrez são incansáveis: viajam divulgando sua arte durante toda a semana e não há uma apresentação que eu tenha assistido que não fosse um sucesso de público e de vendas.


Wayrachaki, Vhictor e Caetano Mauro


Elar é um Incansável músico-guerreiro que pode, mesmo em tempos de paz, transmitir toda a força de um guerreiro que é músico. Seu fôlego, ritmo, emoção e seriedade empolgam qualquer admirador da música e da cultura ameríndia.


Elar, o incansável músico-guerreiro


Vhictor, também músico, faz muito bem o papel de relações públicas. Simpático com todos, sempre tem alternativas para comunicar-se com os públicos que não dominam seu idioma (e vice-versa).


Vhictor, o músico e relações-públicas do Grupo Bambu


Wayrachaki demonstra ser o mentor da manifestação cultural ameríndio-urbana do Grupo Bambu e um dos melhores músicos indígenas que já tive o prazer de assistir.


Wayrachaki, um dos melhores índios músicos que já pude assistir.


Nosso post convida a todos os leitores que não deixem de ouvir MEDICINA ÍNDIA, com White Buffalo, Flyng Condor, Wayrapa Muspuynin e outros arranjos tão ou mais belos do que essas inconfundíveis músicas interpretadas pelo Grupo Bambu - especialmente ao vivo!

Que me perdôe o saudoso Tim Maia por meu pecado de "usurpar" sua criação, mas:

LEIA O BLOG POVO AMERÍNDIO / COMPRE OS DISCOS DO GRUPO BAMBU / VEJAM O FILME ABAIXO!

Vídeo Amador


3 comentários:

Wallace disse...

Muito boa a divulgação, foi um achado esse post sobre o trabalho deles. Em tempo, o COMBUSTION permite editar o video e remover o movimento indesejado da câmera...

Glauciane Carvalho disse...

Eu fico profundamente feliz de ver pessoas responsáveis historicamente no sentido de buscar a preservação da formação do povo brasileiro. Exatamente, os ameríndios são os primeiros a formar a civilização brasileira e este resgate deve ser enaltecido em sua plenitude. Parabéns pelo blog de bom gosto, aproveito ainda para pedir a habilitação do acompanhamento através de feed, pois quero acompanhar cada postagem.

Anônimo disse...

Sou graduanda de História na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e gostaria de convidar o Grupo Bambu para participar de um Seminário de América no início de dezembro-2011.
Aguardo contato: simone.fontes@yahoo.com.br
Grata,
Simone Fontes