Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


domingo, 27 de fevereiro de 2011

Bela imagem de um Wampanoag forjando sua canoa

O navio Mayflower ancorou em 11 de Novembro de 1620 em Cape Cod, situado no atual Estado de Massachussetts, onde os 102 passageiros fundaram o povoado de Plymouth (Nova Inglaterra, EUA).

Em Plimoth estavam os Wampanoag, índios que usam o fogo para transformar os troncos das árvores em canoas.

De acordo com o articulista Enã Rezende, do site "Recanto das Letras": "Graças a ajuda recebida dos Wampanoag, os peregrinos resolveram agradecer aos indígenas pela boa colheita, por isso convidaram os chefes das tribos que os ajudaram junto com 90 guerreiros, e fizeram uma festa que durou três dias que recebeu o nome de Thanksgiven Day, no português "Dia de Ação de Graças", essa celebração acontece até hoje entre os Norte Americanos, que se é comemorado na quarta e quinta feira do mês de Novembro e a maioria das famílias se reúnem para um jantar onde são servidos peru, vegetais da época de outono e torta de abóbora."

Nosso colaborador, Rafael Guerra Tavares (Providence, Rhode Island, EUA), enviou uma foto tirada por Ted Curtin, ilustrando uma parte do trabalho de moldagem de uma canoa através do fogo, sendo feita por um Wampanoag.

Nenhum comentário: