Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

No aniversário de Nuvem Vermelha, conheça o que foi a "Red Cloud's War"

Em junho de 1866, o Governo dos Estados Unidos organizou uma conferência de grande paz com os Sioux e Cheyenne, em Fort Laramie. Com o herói da guerra civil, William T. Sherman posição do conselho, grandes chefes como Dull Knife, Spotted Tail e Nuvem Vermelha foram trazidos para falar. Sherman queria permissão para emigrantes brancos cruzarem as terras indígenas, bem como autorização para construir três fortes na trilha Bozeman, que ligava o River Plate com as minas de Montana. Nuvem Vermelha, dos Oglala Lakota, foi quem falou pelos indígenas. Ele anunciou que tais concessões não seriam feitas. Quando ele viu os soldados marchando para construir os fortes, Nuvem Vermelha, com raiva, rompeu as negociações e saiu correndo. Os brancos foram alertados para cuidar de seus escalpes.

A tarefa de construir o forte continuou sendo executada pelos brancos, independentemente de qualquer negociação. O primeiro sabor da fúria da Nuvem Vermelha chegou na recém-construída Fort Phil Kearney, quando o impetuoso Capitão William Fetterman - que afirmou que com 80 homens, ele poderia subjugar a nação Sioux inteiro - foi eliminado juntamente com os 79 homens sob seu comando. Quando um grupo de cortadores de madeira foram capturadas fora do Forte, Fetterman correu em seu socorro. Apesar da clara advertência de seu superior, o coronel Carrington, de não perseguir os índios, Fetterman fez exatamente isso. Ele golpeou os índios em Ridge Lodge, mas fora da vista do Forte. Sobre o monte Nuvem Vermelha esperava com a principal força de guerreiros. Eles guerrearam sobre o infeliz Fetterman, destruindo a oitenta homens a quem ele tinha tanto orgulho e que tanto se vangloriava de que "poderia destruir a nação Sioux". O massacre foi a pior derrota de Fetterman com o exército ocidental até essa data. O comandante do Forte, coronel Carrington, enviou um olheiro através de uma geografia perigosa e gelada para obter ajuda. Depois de uma jornada heróica do mensageiro, ele chegou a um fio telegráfico no Horseshoe Bend, onde foi possível entrar em contato Fort Laramie e pedir ajuda. No entanto, a mensagem não chegou ao destino imediatamente; mas, quando chegou finalmente ao Laramie, reforços foram levados para Fort Phil Kearney e os guerreiros da Nuvem Vermelha dispersaram rapidamente.

Em 01 de agosto Nuvem Vermelha voltou. Desta vez, ele atacou tanto Fort Kearney e Fort CF Smith. Cerca de 500 guerreiros Cheyenne depararam-se com 30 cortadores de feno civil de cerca de dois quilômetros de Fort Smith. Depois de um impasse os índios recuaram, tendo perdido 20 de seus membros. No dia seguinte, o ataque veio de encontro Fort Kearney. Entre os índios estavam os maiores de seus chefes guerreiros: Nuvem Vermelha, Cavalo Doido e American Horse. Mais uma vez os índios conseguiram cortar a madeira do corte da tripulação fora do forte. Os cortadores de madeira tinham uma guarda com um capitão Powell que manteve seus homens escondidos dentro de um curral de 14 leitos de vagões, especialmente intentada para este efeito. Lá seus atiradores de elite começaram a alvejar os índios. Segurando o fogo até os 500 guerreiros no espaço de 50 metros, os soldados fizeram uma chuva de fogo sobre os índios, dividindo-os duas alas. Os rifles de repetição dos soldados deixaram os índios sem espaço para respirar. Os Sioux logo fugiram. Morreram 60 índios e cerca de 120 foram feridos. Powell perdeu seis homens e dois foram feridos.

Apesar do fato de que eles haviam perdido os dois encontros, que ficou conhecido como o Hayfield Fight eo Wagon Box Fight, os índios ainda estavam causando confusão na Trilha Bozeman. Em abril de 1868, o general Sherman chamou para uma outra reunião para tentar negociar a paz com Nuvem Vermelha. Em face das mortes - que haviam desarrumado a paisagem desde a última conversa -, tomaram Nuvem Vermelha um pouco mais a sério desta vez. Na verdade, eles praticamente admitiram a sua demanda. A Trilha Bozeman foi fechada e os três fortes ao longo dela, foram abandonados. Nuvem Vermelha, por sua vez prometeu "tentar" manter seus jovens guerreiros fora das trincheiras.

Os soldados - que lutaram tão duramente para manter a estrada aberta - sentiram-se traídos por essa "entrega" dos superiores.

FONTE: http://www.essortment.com/all/redcloudwar_rfkq.htm

Um comentário:

Caetano Mauro disse...

Olá, Juliana. Muito obrigado por acompanhar as nossas publicações, viu? As informações vêm de várias formas, amigos (indígenas ou não) e pesquisa (principalmente) são as bases de consulta desse blog.
Um forte abraço para você.