Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


domingo, 20 de dezembro de 2009

Brasil, um país de todos?

Quem passa de metrô pela estação do Maracanã vê um prédio antigo, lindo, porém, em péssimo estado de conservação. Não tem janelas, teto e, bem dizer, está caindo aos pedaços. O observador mais atento pode ver, do lado do casarão, uma grande oca coberta com palhas e, na parte de trás do mesmo prédio, outras ocas menores. Alguns devem pensar que, simplesmente, igual à tantos outro prédios abandonados pelo poder público carioca, este lugar está invadido pelos sem teto. Quem pensa assim, está muito enganado. Os habitantes daquele lugar são índios de várias tribos e nações...

Mas alguém já parou para pensar o que é afinal este prédio?

Em 1952, o grande antropólogo brasileiro, Darcy Ribeiro, um dos poucos a pesquisar a cultura indígena do Brasil, fundou nesse casarão lindo o Museu do Índio. A data oficial da inauguração foi 19 de abril de 1953, mas o próprio Darcy Ribeiro confirmava que a abertura aconteceu um ano antes.
Como escreveu a professora Maria Rachel Coelho, em seu artigo no site www.webrasilindigena.org, o museu "desempenhou um papel histórico na longa luta em defesa das populações indígenas, tendo à frente nomes emblemáticos como o de Marechal Rondon e próprio Darcy"(...).

O prédio foi projetado pelo arquiteto Ary Toledo e, em 1997, foi tombado.
Infelizmente, em 1978 o Museu do Índio foi transferido para Rua das Palmeiras em Botafogo e isso foi o início do fim do casarão no Maracanã. As novas autoridades, não-indígenas, não oferecem (seria injustiça falar que por falta de vontade, pois não tive oportunidade de conversar com a diretoria do museu atual) nenhuma ajuda aos moradores do antigo museu e, conforme o que ouvi deles mesmos, são impedidos de expor e vender seu artesanato lá.

Sem apoio de fora, o casarão está se deteriorando e os índios que desde 2006 ocupam o local (leia aqui>http://oglobo.globo.com/rio/mat/2006/10/21/286206962.asp) vivem em condições precárias. Parte deles mora nas pequenas ocas construídas no quintal, outros dormem dentro do prédio, no chão ou em tendas, correndo riscos permanentes, pois o teto praticamente não existe mais, a chuva entra por todas as partes. No local há dois banheiros; a água e a luz foram instaladas com ajuda do Ministério da Agricultura, que tem seus escritórios bem ao lado. Os índios se revezam, mas alguns estão lá há mais de um ano. Eles conseguiram instalar um fogão, onde preparam comida, que é comprada com dinheiro obtido atráves da venda de artesanatos ou doações. Ultimamente o prédio foi agraciado com a instalação de internet.

De vez em quando, com a ajuda de organizações socias, tais como CESAC e SOCITO e pessoas físicas também, são organizados eventos culturais. Durante estes os índios fazem apresentações, pintura corporal e vendem artesanato. Em novembro houve uma mostra de filme e palestra. Todas estas atividades são ótimas oportunidades para o público conhecer a cultura indígena de várias tribos, participar das danças rituais e estar melhor antenada com a situação atual das nações indígenas no Brasil - os problemas que elas estão enfrentando, dificuldades ao acesso à educação, serviços de saúde e atos de racismo que vêm sofrendo há séculos. Encontros esses possibilitam também aos alunos de várias escolas públicas e particulares melhor conhecimento de uma cultura tão pouco divulgada e que passa a ocupar espaço na imprensa somente na ocasião do Dia do Índio, comemorado no dia 19 de Abril.

E os problemas não param de chegar.

Alguns meses atrás os indígenas e simpatizantes da causa ficaram desesperados ao saber que já está pronta para ser realizada a proposta do ex-prefeito Cesar Maia de demolir o prédio e desta forma dar espaço a um centro comercial e estacionamento. O projeto foi criado pelo escritório Gilson Santos e Carlos Portos Arquitetos, famosos por tais obras como o Engenhão e a Cidade de Esportes. Ele prevê a demolição, no local onde atualmente fica o Museu do Indio e outros prédios, de laboratórios do Ministério de Agricultura ou da escola Friedenreich e, em contrapartida, seria criado um complexo que ligaria Maracanã à Quinta da Boa vista, visando a Copa do Mundo de 2014 e o Jogos OlÌmpicos de 2016.

Desde então os moradores do antigo Museu do Índio vêm sofrendo ameaças e violência por parte de "desconhecidos". Cerca de dois meses atrás um cachorro de estimação, que eu tive imenso prazer em conhecer pessoalmente, foi morto à pauladas. Outro ato de covardia foi o incêndio da grande oca, que aconteceu hoje, no dia que estou escrevendo este artigo, 19 de dezembro. Felizmente ninguém ficou ferido. (leia aqui>http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2009/12/461293.shtml)

Surgem várias perguntas... Onde todo este ódio, ignorância e falta de moral vão parar?! Quando as autoridades e parte da sociedade brasileira vão acordar e perceber que as coisas mudaram, ou melhor dizer, DEVERIAM ter mudado nos últimos 500 anos?! Quando as pessoas vão perceber que a cultura não é criada por shopping centers, mas sim pela preservação das tradições originais?! Quando o povo brasileiro vai aprender que são os índios a parte da sociedade mais prejudicada, mais sofrida, pois, por mais de 500 anos vem sofrendo racismo, preconceito e falta total de cuidados?!

O que os brasileiros querem mostrar para o mundo em 2014 e 2016? Que sabem construir um monte de shoppings, estacionamentos?.. Não seria melhor mostrar que sabe preservar a tradição e a própria história? Qual seria o melhor cartão de visitas? Cadê o sonho de Darcy Ribeiro? O que adianta honrar os seus livros enquanto o sonho dele e de muitos outros, menos conhecidos, está prestes a acabar e transformar-se em mais um massacre?

Me sinto envergonhada e decepcionada... Sonhei durante 10 anos da minha vida em morar neste país... Será que valeu a pena esperar tudo isso para agora ver estes acontecimentos?


Museu do Índio em 1953 (autor desconhecido)











Fotos: Claudio Hideki Kurahayashi
Texto: Anna Marta Orzech


domingo, 6 de dezembro de 2009

O que é a Campanha ONU VERDE?

E conscientização também é um apelo feito pela ONU que quer ajudar no combate à poluição. A Organização lançou a campanha ONU verde, que se une a outras já desenvolvidas pelo Brasil para despertar a população sobre a importância de se proteger a natureza.

(FONTE: Canal TVNBR no Youtube.Com)

Dicas para cuidar do meio ambiente

Pequenas atitudes diárias e mudanças de hábito podem contribuir com a proteção do meio ambiente. Todos podemos fazer nossa parte. Veja como:

Todos sabemos (mas às vezes esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.

Reutilize a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou mesmo para lavar seu carro.

Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis, em vez de descartáveis, ajuda muito na redução de resíduos.

Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.

Prefira fraldas de pano em lugar das descartáveis, que ficam anos acumuladas em lixões.

Compre bebidas em garrafas reutilizáveis (de vidro ou alumínio), ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.

Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, em lugar de folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.

Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos; desligue também carregadores, pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.

Ao comprar aparelhos eletrodomésticos, verifique nas especificações técnicas se são eficientes no consumo de energia.

Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.

Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir suas emissões de carbono é minimizar o uso de automóveis. Ao invés de dirigir, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.

Se você não tem outra opção senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus regulados na pressão correta para reduzir o consumo do seu carro.

Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se for ficar parado por um período longo.

Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente aumenta o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, se você quiser contribuir com o meio ambiente, acelere gradualmente e tente manter uma velocidade constante.

Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou de isopor não-biodegradáveis.

Deixe um copo de vidro e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

Quando for imprimir, imprima frente e verso.

A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.

Reduza as emissões de carbono do seu escritório, configurando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os ao final do dia.

Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência, banheiros e áreas que não estão sendo utilizadas.

Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.

Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.

Recicle, Reduza e Reutilize.�

E plante uma árvore!

FONTE: http://www.onuverde.org.br

Concurso da ONU traz consciência sustentável de forma democrática. Você já está participando?

Em uma excelente iniciativa, a ONU (Organização das Nações Unidas), lança um concurso democrático e que conclama todos à participação. É a Campanha ONU Verde, que tem como slogan "O que você está fazendo para cuidar do meio ambiente?" que, pela quantidade de participantes, está prometendo.

Trata-se de uma campanha onde qualquer pessoa, profissional ou amador, pode enviar fotos ou filmes feitos por celular, justificados por um texto que mostre o que aquela pessoa está fazendo para cuidar do meio ambiente.



O Blog Povo Ameríndio estará lá, representando um trabalho de seu editor. Assim está sendo solidário ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, quando ele diz sua convocação: “Vamos nos comprometer a fazer o que nos compete na luta contra as mudanças climáticas!"

Esse Blog participa e incentiva a participação de todos. Temos a certeza de que os brasileiros têm muita coisa pra mostrar. Participem e divulguem. Não se trata de vencer um concurso, mas de convencer a sociedade de sua responsabilidade de preservar o nosso planeta, a nossa casa!

Para participar, basta entrar no site http://www.onuverde.org.br , se inscrever, e participar!

Vamos trablhar para garantir um Planeta Terra com melhor qualidade de vida para todos os povos!