Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Índios Kayapó comemoram o dia 19 de abril

Rio de Janeiro, Caetano Mauro

O Museu do Índio, no Rio de Janeiro, promoveu um dia especial de comemoração para o último "Dia 19 de Abril". A programação contou com a participação dos Kayapó, da Aldeia Moikarakô, de Marabá (PA) e, também, do Mato Grosso (MT). Foram 26 índios apresentando rituais, demonstrando confecção de artesanato e realizando pintura corporal nos próprios membros da aldeia como, também, em alguns "homens brancos" interessados em fazer uma pequena imersão no universo Moikarakô.

O Blog Povo Ameríndio foi conferir e registrar o evento.



Os Kayapó vivem em aldeias dispersas ao longo do curso superior dos rios Iriri, Bacajá, Fresco e de outros afluentes do rio Xingu. A língua falada pertence à família lingüística Jê, do tronco Jê, havendo diferenças dialetais entre eles. Os grupos indígenas geograficamente próximos a essa etnia deram orígem aos Kayapó. No passado eram chamados de "Coroados" e os do Mato Grosso, Coroás. Estima-se uma população de 7100 pessoas (dado de 2003).



Acredita-se que a tradução de Kayapó seja "homens semelhantes aos macacos", em em virtude da utilização de máscaras de macaco pelos homens em alguns rituais. A autonominação dos chamados Kayapó é mebêngôkre que significa literalmente "homens do poço d'água".

3 comentários:

Benigno disse...

Muito bom! E adorei as fotos!

Unknown disse...

Ola, me interessei por suas fotos e goataria de estar visitando a tribo no Para. Vc poderia me dar algumas dicas?

Caetano Mauro disse...

Cara Ana Carolina,

As fotos foram tiradas no Museu do Índio, no Rio de Janeiro (RJ). Sugiro que você entre em contato com aquela instituição. O endereço é:

Rua das Palmeiras, 55 - Botafogo Rio de Janeiro - RJ, 22270070 - Telefone (0xx)21 2286-0845

Muito obrigado por você acompanhar o Blog Povo Ameríndio