Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Notícia do Greenpeace (Meia Amazônia Não...)

"Olá.
O ano de 2008 chega ao fim com uma boa notícia: conseguimos evitar que o Projeto de Lei 6424, o "Floresta Zero", fosse aprovado na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados! Muito obrigada pela sua participação na campanha Meia Amazônia Não. Seu apoio foi fundamental para essa conquista, mas a luta para manter nossa floresta inteira ainda não terminou.
No próximo ano continuaremos trabalhando para que o PL 6424 seja rejeitado de vez e deixe de assombrar nossas florestas. Para isso, vamos precisar de sua ajuda mais uma vez.


Queremos ter você ao nosso lado em 2009, para juntos construirmos um futuro mais verde, pacífico e justo.

Obrigada mais vez.
Joanna Guinle "

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A MEDICINA ÍNDIA DO GRUPO BAMBU

Momentos de stress ou de ansiedade são o que há de mais comum dentro do que nos proporcionam os grandes centros. Uns sentem-se agredidos por isso, mas outros afirmam que "precisam" dessa "adrenalina" para viver e sentir-se feliz.

Em qualquer dos casos, nada melhor do que dar ao organismo e, principalmente, à mente e ao espírito, instantes de prazer, de descanso revigorante - mesmo que sejam curtos momentos. É por isso que alqueles que já foram surpreendidos nos grandes centros pela doce melodia, ritmo pulsante e agradável - ou, ainda, pela harmonia com que rapidamente as músicas indígenas nos trazem à alma - afirmam que os índios que as apresentam são tão especiais.

Poderíamos falar de vários grupos de músicos indígenas que percorrem toda a américa, tornando perene a sua cultura. Mas, dessa vez, estamos falando o GRUPO BAMBU - que vem fazendo muito sucesso na trilha alternativa das ruas e da Internet.


Grupo Bambu apresentando-se no centro da cidade do Rio de Janeiro


Meus amigos índios, Luís Barrientos Ontón (o WAYRACHAKI), Vhictor Abel Rodriguez e Elar Gutierrez são incansáveis: viajam divulgando sua arte durante toda a semana e não há uma apresentação que eu tenha assistido que não fosse um sucesso de público e de vendas.


Wayrachaki, Vhictor e Caetano Mauro


Elar é um Incansável músico-guerreiro que pode, mesmo em tempos de paz, transmitir toda a força de um guerreiro que é músico. Seu fôlego, ritmo, emoção e seriedade empolgam qualquer admirador da música e da cultura ameríndia.


Elar, o incansável músico-guerreiro


Vhictor, também músico, faz muito bem o papel de relações públicas. Simpático com todos, sempre tem alternativas para comunicar-se com os públicos que não dominam seu idioma (e vice-versa).


Vhictor, o músico e relações-públicas do Grupo Bambu


Wayrachaki demonstra ser o mentor da manifestação cultural ameríndio-urbana do Grupo Bambu e um dos melhores músicos indígenas que já tive o prazer de assistir.


Wayrachaki, um dos melhores índios músicos que já pude assistir.


Nosso post convida a todos os leitores que não deixem de ouvir MEDICINA ÍNDIA, com White Buffalo, Flyng Condor, Wayrapa Muspuynin e outros arranjos tão ou mais belos do que essas inconfundíveis músicas interpretadas pelo Grupo Bambu - especialmente ao vivo!

Que me perdôe o saudoso Tim Maia por meu pecado de "usurpar" sua criação, mas:

LEIA O BLOG POVO AMERÍNDIO / COMPRE OS DISCOS DO GRUPO BAMBU / VEJAM O FILME ABAIXO!

Vídeo Amador