Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Você é um Guarani Kaiowá?

Venho acompanhando notícias sobre os Guarani Kaiowá, mas confesso que o que me despertou para esse post foi ler no Twitter um comentário de alguém que questionou se as pessoas que assinam "Guarani Kaiowá" em seus perfis - naquela rede social - realmente estão por dentro sobre as condições atuais daquele povo.

Nesse mundo de críticas e de milhares de pontos de vista que se contradizem uns aos outros - o que evidencia, muitas vezes, a imaturidade de muitos e a maturidade de poucos -, seria normal que alguém questionasse se assinar Guarani Kaiowá é apenas um modismo ou uma identificação tupiniquim (no bom sentido) ou, mais, uma identificação de si mesmo com uma unidade ameríndia.

Dois pensamentos interessantes me levam a hipóteses sobre a decisão de assinar "Guarani Kaiowá", observem;
  1. "Venho de muito longe, mas não há longe em uma situação em que um povo está sujeito ao genocídio. Portanto, neste aspecto, eu também sou Guarani Kaiowá, sou brasileiro e estou sendo vítima do mesmo genocídio. Não posso ficar calado”.
    (Mia Couto, escritor moçambicano, declarou em video, ao passar pelo Brasil)

    Veja o vídeo:


  2. "(...) Acreditamos, e depois desta viagem mais firmemente que antes, que a divisão da América em nacionalidades incertas e ilusórias é completamente fictícia. Constituímos uma só raça mestiça que desde o México até o estreito de Magalhães apresenta notáveis semelhanças etnográficas. Por isso, tentando livrar-me de toda carga de provincianismo estreito, brindo pelo Peru e pela América unida",
    (Ernesto Che Guevara. Primeiras viagens. São Paulo: Página Aberta, 1996, p. 131)
Por mais que se considere que são declarações de pessoas polêmicas, é necessário evitar os prováveis calafrios ideológicos e entender o espírito de solidariedade e lealdade que os pensamentos pregam.

Uma excelente matéria sobre o assunto, bastante rica em depoimentos, inclusive, foi publicada pela jornalista da Época, Eliane Brum. Vale a pena ler e estudar: "Sobrenome Guarani Kaiowa".

Depois de ler, responda a si mesmo: "Sou um Guarani Kaiowá?"


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS


Em homenagem aos povos indígenas neste dia, o Blog Povo Ameríndio pesquisou e encontrou um ótimo e objetivo infográfico sobre os principais povos indígenas em solo brasileiro. Trata-se de um trabalho especialmente feito pela agência de Conteúdo CARTOLA para o portal TERRA. Segundo aquela agência, o Censo 2010 apresenta que cerca de 0,4% da população brasileira é formada por índios, o que dá um total de 800.000 índios vivendo no Brasil. Veja o infográfico. Vale a pena.
http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/dia-do-indio/