Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Jacira Monteiro: Hoje, 21 de março, começa o Equinócio de Outono!

Tempo de introspecção, ir para a caverna da(o) Ursa(o), mergulhar na quietude de seu Espaço Sagrado, aprofundando os olhares para dentro de si para compreender sua própria Natureza.

Tempo perceber-se por inteiro em seu físico, em seus sentimentos, em seus pensamentos, em suas palavras, em suas ações e em todas as suas relações!

Tempo de reflexão com amor e compaixão na alma, sem a necessidade de ilusões ...só consciência!

 Para aqueles que o coração chamar, estou à disposição.

Aho! Anhanté!
Beijo nos corações.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Jacira Monteiro: O que é preciso para se dizer a verdade?


“Estou cansado de conversas que não levam a nada. Meu coração fica doente quando me lembro de tantas palavras boas desperdiçadas e promessas quebradas.

Muitas conversas inúteis foram feitas por homens que não deveriam ter o direito de falar.
Não são necessárias muitas palavras para se dizer a verdade.”

Chefe Joseph, Tribo Nariz Furado


Jacira Monteiro, Nativa, nova colaboradora!

O Blog Povo Ameríndio está feliz por contar com a colaboração da Jacira Monteiro. Jacira (que assina "Lua de Mel-Filha da Lua, Mulher Voz do Trovão do Clã da Águia), é nativa e atua ativamente em prol à causa ameríndia e do planeta, seja por ter o sangue nativo das américas ou por toda a sua cultura xamânico-telúrica-espiritual. Como ela mesmo diz:

"Nós Nativos, sempre acreditamos que tudo está interligado e, por isso, nada está separado pois tudo faz parte da Grande Mãe Natureza!"



Seja bem-vinda Jacira Monteiro, Lua de Mel-Filha da Lua, Mulher Voz do Trovão do Clã da Águia. O Blog Povo Ameríndio e seus leitores estão felizes por sua chegada e aprenderão muito com seus ensinamentos colhidos em sua cultura como flores dos campos.





domingo, 11 de março de 2012

Venda de direitos sobre terras indígenas: uma história mal contada que vale US$ 120 milhões

A manchete do Estadão.com.br diz:

Por milhões de dólares, índios vendem direitos sobre terras da Amazônia


Por US$ 120 milhões, empresa irlandesa comprou direitos, incluindo biodiversidade, de 16 áreas com o dobro do tamanho de Portugal por 30 anos, proibindo índios de plantar ou extrair madeira; acordo teria sido assinado sem consentimento da maioria


Leia e reflita se esse não é um caso ainda muito mal contado.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,por-milhoes-de-dolares-indios-vendem-direitos-sobre-terras-da-amazonia,846761,0.htm

segunda-feira, 5 de março de 2012

Cacique Raoni chora: Dilma liberou o início das construções de Belo Monte

“O Cacique Raoni chora ao saber que Dilma liberou o inicio das construções de Belo Monte. Belo Monte seria maior que o Canal do Panamá, inundando pelo menos 400.000 hectares de floresta, expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies. Tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.” (…)






Lamentavelmente, o argumento econômico sempre sobrepuja a conservação e sustentabilidade da vida do planeta Terra. Continuaremos pagando através da real queda da qualidade de vida que a natureza nos impõe ao tomar de volta o que a pertence.



Como 7 Cheyennes tornaram-se estrelas no céu

O Poderoso Cavalo

A índia guaraní Jacira Monteiro, terapeuta respeitada e conhecida pela comunidade ligada ao tema no Rio de Janeiro, acaba de publicar no Facebook um post com uma versão linda de um vídeo com música incidental Yeha-Noha (uma das mais marcantes do grupo Sacred Spirit).

Tomei a liberdade de publicá-la nesse blog, tanto pela importância do tema do vídeo quanto pela credibilidade que a Jacira tem e pelo valor da música do Sacred Spirit.

Segue a mensagem da Jacira:

 "Poderoso Cavalo...
que traz o poder de correr pelas planícies
Trazendo a visão dos escudos dançando na chuva púrpura do sonho"