Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quinta-feira, 2 de julho de 2009

10 Anos sem Galdino

(FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL22793-5598-2203,00.html)

Cerca de 800 índios estão acampados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, desde a manhã desta segunda-feira (16). Na terça-feira (17) eles prometem fazer uma passeata até a entrequadra 703/704 da Asa Sul, local onde o índio Galdino foi queimado enquanto dormia numa parada de ônibus, para marcar os 10 anos do assassinato.

A caminhada faz parte do Evento Abril Indígena, em que estão programados vários debates. No primeiro dia, segunda-feira (16) um dos temas mais discutidos foi a saúde nas aldeias. Outro tema foi a falta de diálogo.



Os índios reclamam, por exemplo, que não são consultados sobre grandes projetos de infra-estrutura que passam pelas terras indígenas e temem que isso possa prejudicar seus territórios, como as obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, esteve presente na abertura do evento, que aconteceu nesta segunda-feira, no acampamento da Esplanada, e disse que vai aumentar o diálogo com o movimento indígena.

Meira também anunciou a tão esperada instalação da Comissão Nacional de Política Indigenista, na próxima quinta-feira (19), Dia do Índio. “O órgão está trabalhando para diminuir a burocracia e acelerar a demarcação e homologação de terras indígenas”, acrescentou.