Vídeo em destaque

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

PARA VER OS VIDEOS, CLIQUE AQUI

Download de plug-in para Firefox

FECHAR

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.

Essa é uma homenagem do Blog Povo Ameríndio a todos aqueles que são nativos das américas ou seus descendentes.

Se você está usando o Firefox e não consegue assistir ao vídeo, clique aqui, faça o download do plugin e instale.


quarta-feira, 22 de abril de 2009

Índios Kayapó comemoram o dia 19 de abril

Rio de Janeiro, Caetano Mauro

O Museu do Índio, no Rio de Janeiro, promoveu um dia especial de comemoração para o último "Dia 19 de Abril". A programação contou com a participação dos Kayapó, da Aldeia Moikarakô, de Marabá (PA) e, também, do Mato Grosso (MT). Foram 26 índios apresentando rituais, demonstrando confecção de artesanato e realizando pintura corporal nos próprios membros da aldeia como, também, em alguns "homens brancos" interessados em fazer uma pequena imersão no universo Moikarakô.

O Blog Povo Ameríndio foi conferir e registrar o evento.



Os Kayapó vivem em aldeias dispersas ao longo do curso superior dos rios Iriri, Bacajá, Fresco e de outros afluentes do rio Xingu. A língua falada pertence à família lingüística Jê, do tronco Jê, havendo diferenças dialetais entre eles. Os grupos indígenas geograficamente próximos a essa etnia deram orígem aos Kayapó. No passado eram chamados de "Coroados" e os do Mato Grosso, Coroás. Estima-se uma população de 7100 pessoas (dado de 2003).



Acredita-se que a tradução de Kayapó seja "homens semelhantes aos macacos", em em virtude da utilização de máscaras de macaco pelos homens em alguns rituais. A autonominação dos chamados Kayapó é mebêngôkre que significa literalmente "homens do poço d'água".

Trilha das Lágrimas: O legado dos índios Cherokee

Quase um quarto da Nação Cherokee morreu congelada ou de fome na trilha de Oklahoma.

Este vídeo explora um dos mais negros períodos da América, quando o Presidente Andrew Jackson assinou o "Ato de 1830", a fim de remover os índios, nativos americanos, de suas terras e, com isso, usando a força, em 1838 afastar a nação Cherokee de sua "mãe-terra".

Apresentado por Wes Studi e narrado por James Earl Jones, o vídeo "Trilha das Lágrimas Cherokee Legacy"; já ganhou um impressionante número de prêmios, incluindo um Nammy para o melhor vídeo de longa metragem.

Conhecido mundialmente como "A Nammys" - Nama (Native American Music Awards), o prêmio é uma celebração que homenageia os resultados notáveis dos trabalhos artísticos e musicais nos nativos americanos.

domingo, 12 de abril de 2009

Mensagem do Blog Povo Ameríndio para o Dia do Índio de 2009

"Mas agora ele só tem o 19 de Abril..."

Muito se fala sobre o passado, especialmente sobre o extermínio dos índios norte-americanos. E o presente, e os índios brasileiros? Este vídeo de 3min e 43s apresenta uma visão forte sobre o assunto.